Guardião da Verdade

Fórum para estudos teológicos.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Fundamentos sobre a formação da natureza humana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Prof. Azenilto
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 31/12/2007

MensagemAssunto: Fundamentos sobre a formação da natureza humana   1/2/2008, 05:16

Toda discussão sobre esse tema deve partir dos ALICERCES. Não se começa a construir um edifício de 4 andares a partir de 2o. Assim, não adianta falar do que Salomão teria dito ou não, antes de provar que há mesmo um elemento imorredouro formado por Deus dentro do homem, que seria essa "alma imortal".

Para começar a estudar esse tema temos que ir ao relato da criação e ver onde é descrita a colocação de "alma imortal" no ser criado por Deus. E é aí que os defensores da imortalidade da alma se complicam--não consta tal informação jamais.

O que lemos é a descrição detalhada de Moisés de que Deus criou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o "fôlego de vida", com o que o homem se tornou "alma vivente" (Gên. 2:7). Assim, vemos que o homem É alma vivente, e não TEM uma alma imortal.

Ademais, o que lemos em Eclesiastes 3:19-21 tem ainda o respaldo de Davi, que emprega linguagem bem semelhante à do filho Salomão no Salmo 104:25-29:

"Eis também o vasto e espaçoso mar, no qual se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes. Ali andam os navios, e o leviatã que formaste para nele folgar. Todos esperam de ti que lhes dês o sustento a seu tempo. Tu lho dás, e eles o recolhem; abres a tua mão, e eles se fartam de bens. Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó".

Vejam que o "mecanismo" é o mesmo--com a retirada do fôlego de vida, os animais voltam ao seu pó, tal como se dá com o homem.

Interessante que nos fóruns de que participo, tanto o Amigos Gospel quanto o Cristãos on Line, os temas de sábado/domingo/vigência da lei, e os da natureza e destino humanos batem todos os récords de visualizações.

No Amigos Gospel há poucas semanas havia 114.000 "hits" no tema "O Mito do Inferno" e agora já supera os 133.000! E eu indico o link para a seção "Estudos Bíblicos", do mesmo fórum, onde postei vários excelentes estudos que completam magnificamente o que se debate.

O tema do sábado/domingo esquentou de tal maneira que o moderador resolveu bloqueá-lo e levá-lo para os "porões" do fórum, mas ficam lá no Off-site para qualquer um examinar.

Irmãos, o fato é que quando participamos de fóruns com gente bem preparada, não há quem nos faça frente. Essas verdades que expomos são por demais claras, e há muita gente sincera que está prestando atenção ao que estamos dizendo.

Precisamos de mais participantes nesses fóruns, mas precisa ter paciência diante de tanta teimosia irracional que encontrarão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Prof. Azenilto
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 31/12/2007

MensagemAssunto: Re: Fundamentos sobre a formação da natureza humana   1/2/2008, 05:24

Aliás, falando de repercussão de estudos noutros fóruns, vejam o conteúdo de certa postagem que coloquei num deles (posteriormente a moderação limitou o texto à somente a citação de Hoekema, sem explicações):

Puxa, como este tópico tem crescido, em termos de número de visitantes. Eu me recordo que há poucas semanas atrás estava em torno de 114.000 e agora já alcançou pouco mais de 131.650 [agora já está em mais de 133.000, e no mesmo dia!]! Vemos que muita gente está interessada em esclarecer de uma vez por todas esta questão de natureza e destino humanos. Aleluia!

Vejam a mensagem que eu recebi ontem do moderador de outro fórum (não-adventista) que, embora tenha sido nascido e criado no catolicismo, depois tendo-se convertido à fé reformada, entende perfeitamente que só em Cristo temos a imortalidade. Ele passou a rejeitar as teses de imortalidade da alma. Eis como ele me mandou dita mensagem:


Olá Brother, acho que você vai achar esse texto bem interessante. Um autor reformado e muito respeitado defendendo a visão de que o homem não é dividido em partes, mas é um ser integral e completo. O autor é reformado, assim como eu. Os reformados, no geral, são imortalistas, mas cada vez mais teólogos reformados estão reconhecendo que a Bíblia não sustenta essa doutrina. Veja um trecho do texto:


A Pessoa Total, Tricotomia ou Dicotomia?
Por Anthony Hoekema

Um dos aspectos mais importantes da visão cristã do homem é a de que devemos vê-lo em sua unidade, como uma pessoa total. Os seres humanos têm sido imaginados como consistindo de partes separadas e, algumas vezes, de partes distintas, que são, dessa forma, abstraídas da totalidade. Assim, nos círculos cristãos, tem sido crido do homem como consistindo tanto de “corpo” e “alma” como de “corpo”, “alma” e “espírito”. Tanto os cientistas seculares como os teólogos cristãos, contudo, estão reconhecendo gradativamente que tal entendimento dos seres humanos está errado, e que o homem deve ser visto como uma unidade. Visto que nossa preocupação é com a doutrina cristã do homem, devemos dar uma nova olhada para o ensino bíblico a respeito dos seres humanos, para ver se de fato isto é assim.
-- Capítulo 12 do livro “Criados à Imagem de Deus”, da editora Cultura Cristã.

Fonte:

http://www.monergismo.com/textos/antropologia_biblica/tricotomia_hoekema.htm
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Prof. Azenilto
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 31/12/2007

MensagemAssunto: Re: Fundamentos sobre a formação da natureza humana   1/19/2008, 02:26


Sobre o número de "hits" no fórum referido, estava hoje, dia 19/01/08, em mais de 156.500, tendo havido pouquíssima movimentação do tópico, em termos de novos textos acrescentados.

Vejam que há pouco mais de 15 dias o número era de 133.000.

No Fórum Adventista o tema discutindo a natureza e destino humanos também é o campeão absoluto de "Ibope". Isso indica a sede das pessoas em entenderem devidamente o ensino bíblico a respeito do assunto.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Fundamentos sobre a formação da natureza humana   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Fundamentos sobre a formação da natureza humana
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Fórmula derruba teoria da formação das galáxias
» ( Resolvido ) Para o irmão Salomão: Onde se lê, na Bíblia, sobre a conservação da natureza ?
» Dissertação - PUC-SP 2011
» Foi em 1948 o cumprimento da profecia bíblica?
» O Grande mistério da Natureza - A Origem de tudo que existe.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Guardião da Verdade :: Assuntos Bíblicos :: Outros Temas Bíblicos-
Ir para: