Guardião da Verdade

Fórum para estudos teológicos.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Imperialismo Gorduroso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Prof. Azenilto
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 31/12/2007

MensagemAssunto: Imperialismo Gorduroso   2/8/2008, 05:12


Alimentação e Saúde:


Duas Cartas Significativas

Discutindo uma reportagem que aponta à crescente expansão de redes dos famosos restaurantes de comidas rápidas americanas em outros países (como China, Índia e Brasil), duas cartas de leitores da revista que trouxe tal matéria (Time, de 28 de janeiro de 2008) apresentam o lado bem menos glorioso da questão, na seção “Inbox” da referida revista, sob o significativo título “Greasy Imperialism” (Imperialismo Gorduroso):

Como uma enfermeira educadora sobre diabetes, estou seriamente preocupada a respeito do impacto [do crescimento referido de restaurantes de comidas rápidas] sobre a saúde global. . . . Num recente giro a hospitais na China com uma delegação da Associação Americana de Educadores Sobre Diabetes vi os resultados prejudiciais do crescimento dos alimentos [dos fast foods] em mercados do além mar. Na medida em que essa indústria promove suas comidas à base de carne, de elevado índice de gorduras e colesterol, os níveis de diabetes e ataques cardíacos estão ganhando as alturas rapidamente. Os índices de obesidade triplicaram ao longo dos últimos 20 anos em países que adotaram o regime alimentar americano, segundo um estudo do New England Journal of Medicine de janeiro de 2007. Tem-se estimado que os níveis de diabetes alcancem níveis de pandemia por volta de 2030. Considerando-se tudo quanto os americanos têm aprendido a respeito de como o regime alimentar afeta a saúde, não deveríamos exportar tal conhecimento, em vez de toneladas de frango assado? Eu adoraria ver mentes criativas em marketing trabalhando na exportação de refeições das quais pudéssemos ter orgulho.

Caroline Trapp, M.S.N (Mestrado em Enfermagem), Physicians Committee for Responsible Medicine [Comissão Médica por Medicina Responsável], Washington


Outro leitor manifesta-se a respeito tratando da questão de modo bem irônico:

Além das crescentes margens de lucro para a indústria alimentícia, a única coisa boa a respeito do avanço das companhias de [tal indústria] ao promoverem carne, gordura e açúcar no mundo em desenvolvimento é o incentivo financeiro à indústria dos EUA. Na medida em que esses nacos de frango comecem a entupir artérias e contribuir para a epidemia de obesidade global, milhões de pessoas desenvolverão diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. Que mercado a explorar para o setor farmacêutico!

Simon Chaitowitz, Washington.



Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Imperialismo Gorduroso
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» A Conspiração “Judaica” é o Imperialismo Britânico
» Imperialismo dos EUA na América
» Necessidades do Imperialismo
» Imperialismo
» Imperialismo no século XIX

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Guardião da Verdade :: Assuntos Diversos :: Outros Temas Diversos-
Ir para: